Conferência ADASA

A ADASA promove a sua conferência anual de (con)tributo ao diálogo-expressão de liberdades.
Num ano em que a Igreja de Aveiro comemora 600 anos do início da construção da casa dos Dominicanos em Aveiro "o Ano Jubilar concedido pelo Papa Francisco à nossa Diocese de Aveiro a propósito dos 600 anos do início da construção desta Igreja do convento dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia e que, desde 1938, é a Catedral da nossa Diocese.
Estamos, igualmente, a celebrar os 550 anos da vinda da nossa padroeira Santa Joana Princesa, ou Joana de Portugal ou Joana de Avis, para a vila de Aveiro em 30 de julho de 1472. A sua vinda para o mosteiro de Aveiro só se entende porque nesta vila tinha sido fundado, em 1423, um convento dominicano masculino. As suas fundadoras – D. Brites Leitoa e D. Mícia Pereira – tinham sido acompanhadas espiritualmente pelos frades dominicanos e no momento de fundarem um convento de clausura feminino optaram por ser da ordem de São Domingos." - refere D António Monteiro
Na data evocativa da primeira referência escrita ao topónimo "Aveiro" - 26 de janeiro de 959 - no Testamento de Mumadona Dias.
Em parceira com a Livraria Santa Joana, Associação-Editora 9.5.9 e CFACAAV - Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha (entidade cientifica que certifica esta conferência como Ação de Formação de Curta Duração).