Instituição da ADASA
[11.11.1991]
D. ANTÓNIO BALTASAR MARCELINO, BISPO DA DIOCESE DE AVEIRO
Tendo-Nos sido solicitada a ereção canónica da ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DIOCESANO DE AVEIRO - ADASA
como associação privada de fiéis ao teor dos cns. 321 e seguintes do Código de Direito Canónico, com sede nos Seminário Diocesano de Santa Joana Princesa, na cidade de Aveiro; HAVEMOS POR BEM, pelo presente Decreto, proceder à referida ereção canónica da mencionada Associação, que gozará de personalidade jurídica no foro eclesiástico, sendo representada, em juízo e fora dele, pelo Presidente da respetiva Direção.
Será feita participação por escrito desta ereção canónica ao Governo Civil do Distrito de Aveiro, conforme o estipulado pelo Artigo III da Concordata entre a Santa Sé e República Portuguesa, para que a sua personalidade jurídica seja reconhecida oficialmente no foro civil.
Aveiro, 11 de Novembro de 1991.
† António Baltasar Marcelino, Bispo de Aveiro
1º Encontro (documentado) de Antigos Alunos- 8.12.1959


Transcrição [da revista Messe]
1º ENCONTRO DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO
A 8 de Dezembro, dia de Imaculada Conceição realizou-se no Seminário o primeiro Encontro dos seus Antigos Alunos.
Começou pela Santa Missa celebrada pelo Reitor do Seminário que ao Evangelho falou do sentido da iniciativa e evocou saudosamente a figura bondosíssima de D. João Evangelista de Lima Vidal, a quem todos dedicavam o maior afecto, admiração e reconhecimento.
À comunhão abeiraram-se do altar vários participantes mostrando assim como vai longe o tempo em que os antigos alunos dos Seminários juntavam normalmente à desistência a apostasia prática da Fé.
No final houve um almoço de confraternização sob a presidência de Sua Ex. Rev.ma o Senhor Bispo e com a presença dos actuais Superiores do Seminário.
Aos brindes falou em nome dos Antigos Alunos o Dr. Aulácio Rodrigues d'Almeida que, depois de saudar o Sr. Bispo, recordou os tempos passados no velho Seminário e referiu alguns episódios que mais o impressionaram.
O Reitor do Seminário agradeceu a presença do Sr. Bispo e fez algumas considerações sobre a finalidade do "Encontro", desejando que ele se repetisse e mantivesse os laços de união de todos ao Seminário e à Diocese. Sua Ex. Rev.ma encerrou os brindes expondo o seu pensamento sobre o interesse que o Seminário deve ter pelos alunos que escolhem outros rumos - que são a grande maioria - e fazendo votos porque entre os Antigos de Aveiro se conservasse bem acesa a chama do amor ao Seminário e à Santa Igreja.
Houve a seguir um pequeno intervalo passado na companhia dos actuais Seminaristas, durante o qual se reviveram cenas comuns dos tempos que já lá vão e sempre deixam saudades. Os fumadores puderam mostrar a sua independência, puxando o maço com naturalidade... sem perigo!
No salão de festas realizou-se então uma reunião
familiar para tratar dos problemas relacionados com os objectivos do "Encontro". A troca de impressões decorreu numa atmosfera muita simpática o eficiente, tendo sido aprovadas unanimemente as seguintes propostas:
1- Repetir o "Encontro" anualmente e, de preferência no primeiro domingo da Semana das Vocações e Seminário;
2-Nomear uma Comissão que tivesse as seguintes funções:
a) preocupar-se com atender às necessidades
espirituais o materiais dos Antigos Alunos;
b) manter contacto com o Seminário, colaborando na revista "Messe"
dos actuais Seminaristas, a qual seria enviada a todos;
c) estabelecer ligação com as associações
semelhantes que já existam noutras Dioceses;
d) pensar, a longo prazo, na redacção dos Estatutos que seriam mais tarde
submetidos à aprovação da assembleia.
3- Eleger imediatamente esta Comissão que ficou formada do modo:
- Presidente- Dr. Aulácio Rodrigues d'Almeida
- Secretário- Prof. Altino Martins da Silva
- Tesoureiro- Umberto Nunes Marques
- Vogal dos estudantes- Fausto Ferreira Pimentel
- Assistente- Mons. Aníbal Ramos
O "Encontro" terminou com manifestações de júbilo e gratidão, notando-se mais uma vez o belo espírito de solidariedade que reinava entre todos, pois os que tinham automóvel ofereceram generosamente os seus serviços que foram prontamente aceites.
Muitos que não puderam vir, deram pessoalmente ou por escrito as suas explicações, não regateando elogios ao interesse do "Encontro" e fazendo votos pelo seu bom êxito.
NOTA DA REDACÇÃO
A nossa revista felicita os Antigos Alunos pelos bons resultados do "Encontro" e tem o maior gosto em pôr à disposição da Comissão eleita as suas páginas. Reconhecemos que esta colaboração nova nos vai obrigar a maior seleção dos nos nossos temas e a maior…
