Nelson Oliveira Pinhal (1964 -2024)
Da Paróquia de Nariz.
Nelson de Oliveira Pinhal (7.maio.1964 – 14.junho.2024)
Entrou para o Seminário (de Nª Sª Apresentação, de Calvão) no ano letivo 1974-1975.
Frequentou o Seminário de Calvão e Santa Joana Princesa, em Aveiro, até ao 9º ano. Depois a vida levou-o por outras paragens.
Estudou. Trabalhou. Viveu. Sofreu.
Esteve em Lisboa, no INE, mas o seu coração esteve sempre em Nariz, a sua querida terra. E para Nariz voltou na labuta do "pão nosso de cada dia".
O Nelson era um lutador e frontal. E lutou em todas as circunstâncias por tudo o que entendia ser justo e o melhor para a sua comunidade.
Envolvia-se generosamente no que acreditava e sentia podia fazer um pouco mais e melhor. Desde os grupos de jovens, na Paróquia, às atividades recreativas. Disponível e atento para cumprir os seus deveres, nunca negava disponibilidade para dar o ser melhor inclusive numa Mesa das Assembleias de Voto. Discreto e voluntarioso sonhou (e mobilizou) "mundos e fundos", nos últimos anos, pela "independência-autonomia" de Nariz, para que voltasse a ser Freguesia.
A ADASA apresenta à sua família e amigos, em particular à sua mãe, Dª Maria Pinhal, irmã e filho sentidas condolências.
Temos presente, de forma muito especial, a sua mãe. A Dª Maria, católica profunda e fervorosa, levou com esperançoso carinho os seus dois filhos ao Seminário. O Carlos, mais novo, já falecido, entrou em 1976. Ambos partiram cedo deixando o coração de uma mãe dilacerado com tão exigentes "tempestades".